Pinacoteca de São Paulo expõe esculturas realistas de Ron Mueck


Até 22 de fevereiro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, localizada na capital paulista, apresenta a exposição do artista australiano Ron Mueck. Com esculturas que cativam o público por conta das diferentes dimensões e escalas, além do realismo de seus personagens, a mostra já passou pelo Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, além de Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Mueck trabalha em seu pequeno estúdio no norte de Londres, onde o tempo é um importante elemento para o seu processo criativo. O detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão longe do realismo acadêmico, hiper-realismo ou da pop art.

O artista é capaz de captar íntimas expressões do rosto humano de forma tão fiel que é possível acreditar que se tratam mesmo de pessoas em ações do cotidiano. Mueck utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir fielmente cada detalhe da anatomia humana e construir esculturas que tematizam pinturas de vida e morte.

A exposição terá ainda o catálogo Ron Mueck, livro referencial sobre seu trabalho artístico. Concentrando-se nas obras que compõe a mostra, os trabalhos mostram textos de 20 anos dedicados à produção, as origens e trajetória do artista.

Serviço

Esculturas de Ron Mueck na Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, nº 2, São Paulo (SP)
Ingresso: R$6 (inteira) e R$3 (estudante/meia)
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h30 (às quintas, até as 22h)
Mais informações pelo telefone (11) 3324-1000 ou www.pinacoteca.org.br


Compartilhar no Google Plus

Sobre Fábio Jorge

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria." - Machado de Assis.